terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Expedição Carretera Austral/Ruta 40....a preparação!

     A Carretera Austral, no Sul do Chile, foi uma estrada criada pelo Governo Pinochet na década de 70 como forma de integrar uma área do Chile até então absolutamente desabitada, devido às dificuldades impostas pela intempérie e difícil acesso. É uma estrada linda, cruzando a região gelada dos lagos chilenos do Sul e as geleiras da Era Glacial. Sua extensão é de 1.240 km, praticamente 95% dela de rípio (estrada de chão).  Já a Ruta 40 é uma estrada bastante longa, que corta a Argentina de Norte a Sul. Na sua porção mais ao Sul encontra-se seu trecho mais difícil, cuja travessia exige encarar os fortes ventos da região e as péssimas condições da própria estrada, um rípio de pedras grandes e soltas, o que é um grande desafio mesmo para veículos 4x4.  
     Nesta Expedição temos o projeto de rodarmos sozinhos mais de 10.000 km numa motocicleta BMW R1200GS Adventure, partindo de Porto Alegre, cruzando o Uruguay, descendo pela Argentina até Junin de Los Andes, de lá cruzando a Cordilheira dos Andes pela estrada dos Vulcões Lanin e Villarrica. Na seqüência desceremos até Puerto Montt, onde então iniciamos a Carretera Austral, Esta será percorrida em mais de 800 km de rípio e ao menos 3 travessias de balsa, sendo uma das travessias aproximadamente 5 horas de navegação por um gelado braço do Pacífico. No seu ponto mais ao Sul, cruzaremos novamente a Cordilheira dos Andes, voltando ao lado Argentino e seguindo ainda em direção Sul pela então Ruta 40. Percorreremos nesta Ruta 40 outros 800 km de uma estrada difícil, de rípio solto (pedras soltas) e fortes ventos, até chegar à cidade de El Calafate e mais ao Sul ao parque Torres del Paine, região de uma beleza incomparável, de geleiras gigantes da Era Glacial e de um grande significado de conquista para muitos motociclistas. O retorno será costeando a costa Atlântica da Argentina pela Ruta 3, perfazendo até a volta à Porto Alegre mais de 10.000 km rodados em 22 dias de viagem, realizados por um casal sozinho em sua motocicleta destemida.

     O que levaremos:



     Basicamente, cada um terá 3 camisetas, 3 roupas íntimas, 1 calça, 1 conjunto térmico, 1 chinelo, 01 tênis e as roupas de viagem, em cordura, próprias para moto. Itens de higiene e ferramentas para manutenção da motocicleta. Levarei uma filmadora acoplada ao capacete e outra à moto, celular, ipad, máq. fotográfica e os devidos carregadores! Dois mapas em papel, o Gps....and.....that's all folks!!!!




     No momento...moto carregada, abastecida e lavada....somente esperando as 07h de amanhã (25/12/13) para partir!


     Um agradecimento especial ao Rogério, proprietário da Gráfica Costoli, que nos presenteou com os Adesivos da nossa expedição!

4 comentários:

  1. Boa viagem! Vou acompanhar... Por favor nos informe sobre o andamento das obras na Ruta 150 se passarem por ela ou próximo dela. Soube que está quase pronta, gostaria de saber se terminaram.

    ResponderExcluir
  2. Vai lá meu... acompanhando... quando eu "crescer" (e não para os lados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk) eu faço uma dessas kkkkkkkk ;-) Feito!

    ResponderExcluir
  3. Oi compadres estou achando ótimo acompanhar vcs, façam um ótimo passeio e mandem noticias e fotos. Bjs Rose Marie e Luísa

    ResponderExcluir
  4. Show de bola!, ja chegaram de viagem?

    ResponderExcluir